sexta-feira, 10 de novembro de 2017

IPASEM: Exames em laboratórios externos serão autorizados em breve, mas terão coparticipação maior.


A direção do Instituto afirma que tudo foi feito com a anuência do Conselho Deliberativo. Precisamos urgentemente discutir a divisão paritária das vagas neste Conselho, com professores escolhidos através do nosso Sindicato.

Na manhã de ontem, quinta-feira, estivemos novamente no IPASEM para verificar o atendimento no laboratório e encontramos o que tem se repetido desde o início da semana: longas filas e espera de 3 a 4 horas. Também percebemos um comunicado afixado em vários locais nas dependências do Instituto:
Comunicado próximo à entrada do laboratório

Decidimos então procurar a Diretora-Presidente do IPASEM, Eneida Genehr, para solicitar os esclarecimentos sobre o caso. Eneida nos explicou, de acordo com o que também está no comunicado, que foi feita nova licitação, em que venceu o laboratório que já prestava este serviço, sendo que o valor do desconto alcançado foi de 59,17% em relação ao preço de mercado. Em relação ao que era pago anteriormente, o desconto significa cerca de 20% a menos. Porém, a nova licitação diz respeito apenas ao atendimento no laboratório situado no interior do prédio do Instituto. Segundo Eneida, em função deste processo licitatório, é necessário credenciar laboratórios para atendimento externo, o que já estava sendo acertado. Não há previsão para que estes iniciem o atendimento aos segurados do IPASEM e seus dependentes, pois ainda está sendo encaminhada a documentação.

Entretanto, para estes atendimentos externos será cobrada a diferença na coparticipação. Não há certeza dos valores para cada exame e provavelmente muitos descobrirão apenas quando já estiverem vendo a cobrança em seus contracheques. A Diretora-Presidente afirma que tudo foi feito com a anuência do Conselho Deliberativo do IPASEM.

Nós questionamos, em primeiro lugar, como atendiam anteriormente as unidades externas se não eram credenciadas? Ou havia alguma previsão de atendimentos externos na licitação anterior? Desta forma, vale a pena um desconto de 20%, sendo que acarreta na diminuição do atendimento e aumento de encargos para os segurados?

Também questionamos o posicionamento do Conselho Deliberativo, que é formado por colegas municipários, e que teria concordado com tais medidas, que incluem a cobrança da diferença da coparticipação nos exames feitos em laboratórios externos. Aliás, ressalta-se que o SindprofNH, como não participa deste Conselho, ficou sabendo depois que já estava tudo definido e os transtornos ocorrendo. Portanto, estes acontecimentos comprovam que precisamos urgentemente discutir a divisão paritária das vagas para representantes das entidades classistas no Conselho Deliberativo, em que estejam os professores escolhidos através do nosso Sindicato.

Nenhum comentário: