terça-feira, 7 de novembro de 2017

Caos nos exames aos segurados IPASEM e para candidatos a direção das escolas.

Redução dos postos de coleta de sangue e urina, associada ao aumento da procura em função das exigências médicas para candidatos a direção das escolas, prejudica todos que buscam fazer exames pelo IPASEM.

Na tarde da última quarta-feira, recebemos reclamações de colegas que afirmaram não conseguir realizar coletas para análises clínicas em laboratórios até então credenciados junto ao IPASEM. Realizamos contato com o Instituto, que nos informou que a partir daquele dia, apenas seriam feitas tais coletas na unidade do laboratório situada no interior do seu prédio. Não conseguimos falar sobre o assunto com nenhum integrante da direção naquele momento e também fomos informados que o IPASEM não funcionaria na sexta-feira, em função do ponto facultativo.

Na segunda-feira, falamos com o diretor administrativo do IPASEM, Geraldo Araújo, que nos informou houve nova licitação para o laboratório que atenderia no interior do prédio, em que ganhou a mesma empresa que já atuava. A questão colocada por Araújo é que não está claro para a direção do IPASEM como proceder com as outras unidades do laboratório, pois são independentes e não constavam na licitação. Segundo ainda o diretor, a situação deve se resolver até amanhã. É preciso que tenhamos o mais rápido possível o retorno à normalidade destes atendimentos, pois estes dois dias tem sido de filas imensas e de pessoas saindo sem serem atendidas.

Ainda sobre exames clínicos, não podemos deixar de abordar sobre os que estão sendo exigidos para candidatas(os) a direção de escolas. Como todos acompanharam, nos posicionamos contrário ao aumento de exigências documentais (certidões negativas, atestado médico etc.), porém a SMED foi irredutível. O resultado deste equívoco pode ser visto logo nos primeiros dias deste processo eleitoral. Em primeiro lugar, não há tempo hábil para se conseguir todas as exigências, principalmente as médicas. Professores que estão se organizando para se candidatarem já estão relatando que muitos exames não ficarão prontos até o dia da inscrição, informação dada pelos próprios locais indicados pelo IPASEM.  Em segundo lugar, questionamos qual a relevância destes exames para julgar alguém apto ou inapto para concorrer. E principalmente, quais critérios determinariam alguém inapto? Quais doenças impedem ao candidato concorrer?


Destacamos que ninguém pode ser impedido de concorrer prejudicado pelo reduzido tempo para conseguirem tantos documentos, ou por critérios obscuros para julgar a aptidão física para concorrer ao cargo. 

Nenhum comentário: