terça-feira, 13 de junho de 2017

Reclassificação e dissídio foram aprovados. Outras alterações no Plano de Carreira também estavam no PLC 05/17.

Como previsto, o PLC 05/2017 foi aprovado no segundo turno, com votos favoráveis de todos os vereadores presentes, corrigindo uma injustiça de anos. Os professores abrangidos pelo artigo 50 do atual plano de carreira não receberam a reclassificação ao concluírem o estágio probatório e tendo comprovada a formação superior. Com a aprovação deste projeto, foi alterada a redação do plano de carreira, garantindo a reclassificação. Os professores que ingressaram através dos concursos de 2009 e 2010, terão seus vencimentos básicos acrescidos de 30%, visando à equiparação salarial com outros colegas com formação superior. O pagamento do retroativo será feito em até 48 parcelas. Os professores de educação infantil que ingressaram com nível médio a partir de 2011 continuam com a alteração de nível de 5% e segue na pauta de reivindicações para que estes sejam incluídos na equiparação salarial.

Professoras comemoram o reconhecimento da graduação depois de 4 anos.
A reclassificação é uma conquista da categoria, que está desde 2013 na luta para resolver esta situação. Agora teremos que acompanhar a aplicação desta lei. Acreditamos que a alteração salarial já venha neste mês, já que há tempo hábil para organização da folha de pagamento. Se tiverem colegas com direito à reclassificação e que nunca protocolaram seu diploma, o façam o quanto antes. O Sindicato está a disposição para os casos individuais, mas sugerimos que dúvidas sejam sanadas direto com o RH. Para aquelas(es) que ingressaram com ações judiciais referente ao assunto, consultaremos o jurídico de como proceder.

Professoras acompanhando a votação.


Professoras acompanhando a votação.

Uso da tribuna na sessão da última quarta-feira.
  
OUTROS PONTOS ALTERADOS COM O PLC 05/17

O SindprofNH conseguiu incluir dois pontos na discussão, que beneficiarão todos os professores do atual plano de carreira.

-Diminuição do interstício (espaço entre as progressões de nível) de 05 para 03 anos. Ainda não é o ideal. O reconhecimento automático da formação segue como pauta da categoria. Porém é inegável que esta mudança beneficiará inúmeros colegas que poderão antecipar a alteração de nível. Aqueles que já passaram ou estão se aproximando dos três anos da posse ou da última alteração de nível, já podem protocolar o diploma e o pedido desta progressão.

-Aumento de faltas injustificadas para a perda do direito à progressão funcional (triênio, classe e/ou nível) de 01 para 03. Esta medida tem caráter retroativo, ou seja, quem já foi prejudicado com faltas anteriores pode recorrer e receberá as progressões perdidas. Foi apresentada uma emenda parlamentar propondo mais de 03 faltas injustificadas. Esta emenda também foi aprovada por todos os vereadores presentes e segue para sanção da prefeita.


DISSÍDIO TAMBÉM FOI APROVADO. AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO SERÁ VOTADO POSTERIORMENTE.

O PL 52/2017 também foi aprovado em segunda votação, estabelecendo o reajuste em 5%. Fizemos a ressalva sobre o fato de ser um índice abaixo das expectativas e também por não ter havido uma última reunião para negociar a reposição antes de o projeto ser enviado à Câmara. Embora os outros servidores tenham aprovado na sua entidade classista o reajuste de 5%, o governo deveria ter considerado a contraproposta feita pelos professores. Esperamos que ano que vem, além de iniciar antes as reuniões de negociação salarial, a proposta seja de acordo com o que merecem os servidores públicos, há tanto tempo com salários defasados e com perdas.

O reajuste do valor do auxílio-alimentação foi temporariamente retirado da pauta, pois os vereadores estão estudando uma emenda parlamentar para garantir reajuste deste para os servidores da Comusa, que ficaram de fora no atual projeto. Deve voltar à ordem do dia na próxima sessão.


Nenhum comentário: