quinta-feira, 31 de março de 2016

Relato da primeira reunião de negociação salarial

Na tarde desta quinta-feira, 31 de março, foi realizada a primeira reunião da mesa de negociações deste ano. Estiveram presentes os representantes do SindProfNH, do GSFM e do executivo. Os secretários se pronunciaram sobre a importância da negociação entre as partes e acerca das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município. Após estas considerações, os representantes dos sindicatos se manifestaram. O SindProfNH colocou a necessidade avançarmos na pauta, já que inúmeros pontos permanecem há anos. Principalmente sobre o plano de carreira, que é o responsável pela grande evasão de professores da rede por conta da desvalorização, cumprimento do artigo 50, no qual cobramos uma atuação maior do executivo para resolver a questão no Tribunal de Contas, e do 1/3 de hora-atividade. 

Sobre este último tema, a SMED colocou que a circular encaminhada está correta, pois o planejamento coletivo é componente do cálculo para o 1/3. Nós respondemos que o que determina a tal circular não altera a quantidade de horas dos professores em sala de aula, e que na nossa pauta queremos 6 horas-atividade semanais, sendo destas 4 horas a distância (números equivalentes a uma carga horária semanal de 20 horas). Sobre o plano de carreira, os secretários disseram que é difícil alguma alteração agora, mas que vamos discutir. Sobre o reajuste salarial, que é o tema mais esperado por conta da data-base, não foi feita nenhuma proposta. Segundo os representantes do executivo, não há o fechamento do índice da inflação do período, o que pode ocorrer nos próximos dias. Não tem certeza se na próxima reunião de negociação terão a proposta de reajuste definida, depende do fechamento do índice. 

Um dos temas mais tensos foi sobre os descontos referentes às horas da greve, feito na folha de pagamento deste mês. Nós colocamos que não há uma definição judicial desta greve, portanto eles não podem descontar as horas supostamente devidas. Apesar de argumentarmos, para a procuradoria não há discussão.  Frente a isto, todos os colegas que tiveram descontos, devem protocolar junto à prefeitura um pedido de esclarecimentos e ressarcimento sobre o desconto intitulado “Recebimento Indevido” e marcar um horário com o jurídico do sindicato. 

O SindProfNH reforça que sempre está disposto a negociar e está confiante na mesma disposição do executivo para fazermos avançar a pauta da categoria. Mas claro que a negociação salarial não se faz apenas nas reuniões, se faz na luta! Por isso, os representantes das escolas devem vir ao próximo Conselho Político Sindical, dia 05 de abril, para discutirmos a Campanha Salarial e a mobilização! 

Só com luta se avança!

Nenhum comentário: