terça-feira, 18 de agosto de 2015

TRANQUILIDADE: Palavra que deve nortear o pós-greve.


Sabemos que a incerteza em relação às negociações pós-greve está deixando muitos colegas ansiosos. O período posterior à greve é tão difícil quando ela em si. Mesmo não conseguindo reverter o parcelamento do dissídio, conseguimos alterar a forma com que foi parcelado e consideramos uma vitória, dada a falta de negociação e diálogo encontradas pelas categorias durante o movimento de greve.
Também tivemos uma importante vitória política, com a saída do então secretário de educação. Vitórias estas que conseguimos com a união e a luta de todas e todos.
Esta união deve permanecer. Pedimos tranquilidade, pois ainda estamos em fase de negociações. O SindProfNH encaminhou o documento com a proposta relativa às horas devidas da greve, construída pela categoria em assembleia, e aguarda a realização de nova reunião com o executivo, na qual receberemos a resposta, que esperamos seja positiva.

Como é de conhecimento de todos, a proposta realizada pelo sindicato, além de viável, dá a chance do governo rever uma questão que tem sido polêmica nos últimos anos: a aplicação do 1/3 de hora atividade. A sua implementação imediata (conforme também aponta o Plano Municipal de Educação, além da Lei Federal), compensaria as referidas horas devidas e resolveria este assunto pendente. 

Desde a aprovação da Lei 11738/2008, um dos pontos da pauta de negociação salarial tem sido o direito ao 1/3 de hora atividade. Mesmo se passando 7 anos da aprovação da lei, ainda não temos garantido este direito. Esta é a oportunidade do governo cumprí-la e resolver a questão do pós-greve. Os dias letivos já estão assegurados com os ajustes nos calendários.

Reforçamos nosso otimismo em um retorno positivo por parte do governo, pois todos saem ganhando! Assim como reiteramos a tranquilidade durante este período.

Qualquer questão, consultem-nos, pois estamos à disposição para responder qualquer dúvida.


Assim que recebermos a resposta do executivo, divulgaremos e veremos os encaminhamentos a serem feitos! 

Nenhum comentário: