sexta-feira, 19 de junho de 2015

Em reunião no SindProfNH diretoras fazem balanço da Greve


Em reunião no SindProfNH diretoras fazem balanço da Greve
 
Encontro fortaleceu a importância da autonomia nas comunidades escolares

 

 O encontro ocorrido no dia 17 de junho proporcionou a discussão das dúvidas que o grupo vem apresentando quanto a montagem do calendário escolar para reposição dos dias letivos.

As equipes diretivas relataram as orientações passadas nas reuniões realizadas pela SMED e perceberam que as informações eram contraditórias. De acordo com a presidente, Andreza Formento, isso também foi constatado nos atendimentos individuais realizados pelo SindProfNH. “Seguimos nos baseando na ata da primeira Mesa de Negociações do Pós-Greve, no dia 05, em que a negociação trata dos dias letivos da greve, sendo a compensação de horas atrelada a esses dias.”

Desde que a nova titular da Secretária de Educação (SMED), Cristiane Sousa assumiu a pasta, os diretores passaram a se reunir separadamente por regiões, utilizando-se da máxima romana " dividir para conquistar".

O advogado do sindicato, Daniel Von Hohendorff, instruiu as equipes diretivas a realizar as assembleias com a comunidade escolar para montagem do calendário. “É importante lembrarmos que mas phá uma negociação com o executivo e todas as informações contraditórias devem ser encaminhadas para o sindicato. A ata da reunião da mesa de negociação é um documento que deve nortear as discussões nas escolas", salienta.

Os calendários aprovados em assembleia nas escolas serão apresentados e devem ser respeitados pela SMED, pois representam a realidade das comunidades de acordo com suas necessidades. Andreza Formento lembrou que as diretrizes não são normas e que a assembleia escolar é soberana.

“Devemos entender que as escolas têm autonomia para decidirem o que é melhor para o seu grupo de professores e também para as necessidades dos alunos”, afirma.

 

Fortalecendo ações com Coletivo de Diretores                                                    

Na ocasião o grupo formou o Coletivo de Diretores para estudos e discussões de pautas da educação no município e também das demandas escolares. Além de proporcionar subsídios, o sindicato vai oferecer embasamento para a reflexão dos assuntos propostos pelos próprios diretores. “Esse é um espaço para que nossos colegas eleitos possam exercitar a democracia e a autonomia, fortalecendo o seu grupo escolar e fortalecendo-se enquanto grupo de gestores. É importante dizer que os encontros serão abertos a todas e todos os diretores. A próxima reunião ocorrerá no sindicato, dia 16 de julho, a partir das 18 horas", finaliza a presidente do SindProfNH.

Atas da Reunião do dia 05 de junho.








Nenhum comentário: