quinta-feira, 7 de maio de 2015

Quinto dia de greve agita a Câmara de Vereadores


900 professores estiveram na sessão que dividiu o PT hamburguense

“Eu não sou o Beto. Não quero ser comparado com ele. Eu não sou assim”, bradou o Vice-Presidente da Câmara dos vereadores, Fufa Azevedo do PT na sessão ocorrida na tarde desta quarta-feira, 6 de maio.

O discurso que representava a opinião da bancada do PT formada pelos vereadores, Naasom Luciano e Enio Brizola, foi realizado diante de 900 professores que estavam em ato na Câmara.  Recebido pelos professores com as palavras de ordem “Fora Beto”, uma referencia ao desejo da categoria pela exoneração do secretário, o petista foi categórico: “Eu e a bancada somos a favor do plano de governo, mas não somos coniventes com as atitudes do secretário de educação”.

A declaração aconteceu após a Presidente do Sindicato, Andreza Formento levar ao conhecimento dos vereadores denúncias  gravíssimas da situação precária nas escolas.

 “Nós trouxemos aqui, senhores vereadores e senhora vereadora, uma lista  de 84 escolas municipais que estão com problemas que a Secretaria de Educação não resolve. Há falta de folhas de ofício, telhados que chovem para dentro, falta até papel higiênico”, disse a Presidente que em seguida leu o nome das escolas e os problemas de precarização que vem enfrentando cada uma.

Os vereadores de oposição atacaram firmemente a gestão e a figura do secretário Alberto Carabajal. A surpresa foi o posicionamento da bancada petista em favor do professores que denunciaram assédio moral. “O movimento #ForaBeto, foi se construindo ao longo desses cinco dias de greve. Um momento histórico, pois nunca o magistério parou por tanto tempo e com tamanha adesão. Algo de muito errado acontece no quarto andar onde fica a Secretaria de Educação”, comentou Andreza ao relatar as atitudes do Secretário.

Depois de recusar aliar sua imagem à de Beto, apelidado de Corujão em referência ao projeto “Escola Coruja”, o vereador sinalizou que Carabajal, talvez não seja uma unanimidade dentro do Partido dos Trabalhadores.


Os professores continuam em greve nesta quinta-feira (7), uma Assembleia Geral entre professores e servidores acontecerá nesse dia às 15h na Sociedade Ginástica.  Em Novo Hamburgo, apenas quatro entre 80 escolas municipais tiveram aula. 

Nenhum comentário: