sábado, 14 de março de 2015

Vem pra rua, não obrigado

O SindProfNH é a favor da democracia e da liberdade de expressão. Como uma instituição formada por educadores, nos vemos na obrigação de esclarecer as razões que nos levam a não participar do  tão comentado acontecimento do próximo domingo 15 de março.

Setores partidários e tendenciosos, procuraram por nosso apoio.  A negativa imediata por parte da diretoria estabelece uma muralha entre os interesses escusos por trás das manifestações e nossa luta por condições de trabalho decentes, cumprimento das leis municipais e salário justo.

Completando uma década, o SindProfNH  assume sim o compromisso público com nosso funcionalismo e não acredita que aliar sua imagem de credibilidade à discursos de caráter “politiqueiro” possa mudar as condições dos trabalhadores  tão pouco os rumos que a educação toma em nosso país.

Enquanto educadores e formadores de opinião, nos posicionamos contrários a qualquer ato que atente contra a democracia. Precisamos lembrar que 54 milhões e meio de pessoas reelegeram o atual governo e que um novo pleito está previsto para 2017. Até lá precisamos cobrar de maneira inteligente, dentro dos limites da legalidade, os representantes que colocamos no poder em todas as instâncias, Federal, Estadual e Municipal.

Consideramos o governo indefensável, visto que em Novo Hamburgo perdemos direitos, como o plano de carreira em 2009, justamente na gestão do partido que deveria defender o trabalhador. No entanto, não pode haver exceções ao cumprimento da lei.

Neste mês iniciamos a Campanha Salarial 2015, queremos além do zeramento da inflação – o que temos direito previsto em lei – o  aumento real de 13% conforme reajuste do Fundeb.
Neste mês de março estaremos lutando pelo cumprimento do 1/3 de hora atividade, pelo pagamento dos salários atrasados dos professores que se enquadram no Artigo 50. No “vem pra rua” do dia 15 de março não estaremos entre os que manifestam insatisfação motivada por veículos de imprensa que instigam o ódio político, supervalorizando uma crise que não é exclusividade do Brasil, da mesma forma como não apoiamos o 13 de março protagonizado pelo próprio governo em sua defesa.

Respeitamos profundamente todos os manifestantes que desejam usufruir de sua liberdade de expressão, mas condenamos todos os que confundem essa liberdade de opinar com o uso do discurso de ódio.  Aos colegas que pretendem participar dos atos do próximo domingo, pedimos que  reservem energias para  nossas manifestações em favor dos nossos direitos enquanto servidores municipais.

Sobre o “vem pra rua ‘politiqueiro’”, preferimos dizer apenas: Não, obrigado.



2 comentários:

Anônimo disse...

Belo discurso, mas não convincente, pois bem sabemos e lembramos da posição do sinprofnh nas eleições de 2008,2009 declaradamente. E deu no que estamos vivendo na educação. Uma vergonha. Então. ..Pronto falei

Anônimo disse...

Neutralidade nesse momento é impossível sindicato.a casa tá caindo e ...ficam nessa.