domingo, 16 de fevereiro de 2014

Educação Básica Municipal 2014: expectativas e grandes desafios

Carta de uma Professora da Rede Municipal que não quis se identificar.


Os professores da Rede Municipal de Novo Hamburgo têm vivenciado várias mudanças nos últimos anos. Infelizmente, em 2009 foram surpreendidos com o cruel fim do Plano de Carreira Municipal que refletiu em dezenas de exonerações e novos concursos, quase que anuais, onde muitos profissionais optam por não fazer carreira e migram para outros empregos.
Em 2012, foi aprovado um novo Plano de Carreira que não valoriza a formação continuada e nos assusta com sua crueldade já legalizada pelo poder legislativo municipal, que retirou inúmeros avanços da classe e nos fazem voltar a estaca zero. Já o ano de 2013 foi recheado de inúmeros movimentos de paralisações, greves, mobilizações e tentativas de diálogo com o poder executivo e expectativas do cumprimento da Lei Federal que prevê 1/3 de Hora Atividade da carreira docente.
Não temos vivido dias de glória, já que estamos com salários mais baixos, nos sentindo desvalorizados e ainda vivenciamos sérios problemas nas estruturas físicas das escolas e salas de aulas lotadas, desrespeitando a qualidade do trabalho dos nossos educadores e o direito de aprender dos nossos educandos. Diante dessa triste realidade o quê esperar do ano de 2014?
Desejamos sinceramente, que antes de tudo, construamos uma linha de diálogo respeitoso, onde possamos conversar sinceramente com o Executivo sem medo de retaliações. A qualidade do ensino básico no nosso município só avançará com investimentos financeiros reais na estrutura física das escolas e na valorização financeira dos educadores. Não existe valorização sem uma remuneração justa que ao menos reconheça o nível de qualificação de cada profissional. A educação deve ser prioridade em qualquer lugar que quer desenvolver-se e se manter agradável de viver. Isso não é novidade para ninguém, mas tem sido uma lição difícil de se aprender nesse país, onde queremos desenvolvimento, segurança, saúde de qualidade para todos, mas esquecemos que gestão que não INVESTE em educação, em poucos anos tem que gastar com os serviços de detenção.
Desde já, todos nós, professores, bem dizer, a população hamburguesa como um todo, esperamos da administração municipal uma postura positiva no sentido de melhorar nosso plano de carreira, valorizando o nível de qualificação acadêmica dos educadores (pós-graduação, mestrado e doutorado); o cumprimento do direito previsto em Lei do 1/3 da hora atividade para planejamento e condições mínimas de trabalho nas salas de aula, com a limitação numérica de alunos por espaço e/ou por educador, bem como a salubridade das salas de aula.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lamentavelmente estamos testemunhando ano a ano o arrocho salarial e a consequente desvalorização do professor.
Saudade de um plano de carreira decente!
Saudade dos anos em que as equipes diretivas eram recebidas na SMED no inicio do ano com um sorriso acolhedor e um momento especialmente pensado.
Saudade do tempo que tínhamos projetos no contraturno com professores capacitados, motivados, não com monitores sem qualquer formação e condições de efetivamente assumir um grupo de crianças e adolescentes.
Saudade de um tempo em que éramos desafiados a avaliar também a Secretaria de Educação, (não só as escolas) opinando,contribuindo, enfim, construindo,... E olha que foram administrações tachadas de autoritárias!!! Aprendi que a avaliação não deve ser unilateral, todos precisam ser avaliados durante o processo. Não é esse o discurso?
Saudade das festas organizadas para os professores, da confraternização, da alegria, da amizade...
Estou sendo saudosista? Talvez! Mas o que nos resta em tempos tão difíceis?!
Um ótimo ano para todos! Assim espero.