sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Um fantasma ronda o Brasil

Existe algo de muito perverso no modo como o grupo no poder vem exercendo este poder. Nasceram da negação do capital e da herança stalinista do socialismo, mas hoje colocam todo o conhecimento e domínio do processo social-econômico adquirido na luta a serviço do capital e das classes dominantes. E numa sinistra inversão, o fantasma da prática stalinista, policialesca e manipuladora da história volta a assombrar abraçado ao capital.
É o “Grande Irmão” de George Orwell, que a tudo vê e a tudo controla. Quem poderia imaginar que os governos deste grupo teriam presos políticos; violência policial contra o povo; fariam leis antiterrorismo; invadissem casas e organizações de militantes atrás de “documentos”; apreenderiam livros de história, se mesmo ontem eles estavam do outro lado da trincheira?
Este clima sinistro dá calafrios em quem vive no dia-a-dia a opressão sofisticada deste grupo sobre os trabalhadores. Estamos numa terra sem lei, ou melhor, como diz a máxima: “Aos amigos tudo; aos inimigos, a lei”. Ficou claro isso no leilão de Libra; está claro também quando a administração ignora sentença que determina a aplicação de 1/3 de hora atividade aos professores municipais.
Evidentemente que não é ignorância da lei, mas intenção manifesta em descumpri-la em benefício de sua política. “Mandaram” as diretoras das escolas prepararem tabelas de horários prevendo a aplicação do 1/3 de hora atividade no ano passado, mas nada estava escrito e nada foi cumprido. Neste ano, também estão “mandando” calcular como ¼ de hora atividade, mas além de não ser o que determina a lei, também não possui nenhuma garantia de aplicação.
A propósito, anunciaram com pompa e circunstância a inauguração de 4 novas escolas, mas até agora nenhum professor foi chamado para trabalhar nestas novas classes (muito menos, evidentemente, para preencher os horários que eventualmente se abririam com a ampliação da hora atividade). Pior que isso, alguns concursados telefonaram para a administração e receberam como resposta que nestas novas escolas os professores seriam terceirizados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na medida em que esse processo de terceirização se efetiva, devemos nos preocupar, pois a administração reafirma seus princípios de desvalorização que muito aparece em discursos, mas que na prática não se consolida. Eu, eleitor do PT, acreditava na mudança, na transformação, não só do cenário político, mas de uma educação com maior qualidade, com transparência, de fato democrática. E com o que me deparo? Terceirização, descaso, números e estatísticas. Para os administradores, todos, só importam os numeros, porque estes sim, serão apresentados a cada eleição. A qualidade de educação de NH está sob ameaça há muito tempo. Porém, a população não tem informação o suficiente e nem está dentro das escolas, sabendo do descaso, da falta efetiva de professores e de outros problemas de gestão que passa a educação de NH. Hoje, repudio os administradores, me envergonho deles. E estas possibilidade de terceirização/convênio só reafirma a idéia: professor não vale nada nessa gestão. A final, quem se importa com eles?

Anônimo disse...

Enquanto profissional da educação, concursado há 28 nos, choca-me ao ler diversas postagens de colegas educadores que invariavelmente iniciam "Eu, eleitor do PT" Por favor!!!