terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aos professores em luta


O Sindiprof NH quer dar os parabéns e manifestar sua solidariedade a todos os trabalhadores em educação em luta. Em todo o país, professores se mobilizam e lutam contra o avanço das políticas neoliberais sobre a educação e os direitos dos trabalhadores.
Os trabalhadores em educação do Rio de Janeiro são um exemplo emblemático do momento histórico que vivemos, tanto pela violência do Estado contra os educadores, quanto pela resistência destes. A criminalização dos movimentos sociais com a prisão de manifestantes, leis proibindo máscaras, invasões de residências de ativistas, uso de armas químicas (spray pimenta, gás lacrimogênio), balas de borracha, helicópteros, revelam a importância da imposição de um mero Plano de Carreira.
Não são elogios, palmas e reconhecimento que as autoridades e a mídia desfilam neste Dia do Professor a verdadeira face da educação sob a nova etapa de desenvolvimento do capital. A violência policial, a truculência e o autoritarismo, a distorção midiática, o achatamento salarial dos trabalhadores, o sucateamento dos equipamentos e a educação a partir de cartilhas são, isto sim, a cara da nova educação no Brasil e no mundo.
Todos os professores que lutam merecem os parabéns, não neste dia apenas, mas no cotidiano de enfrentamento com a realidade de opressão e exploração que o capital tenta impor. Trocar valores, experiências positivas, construir conceitos universais é uma tarefa cada dia mais difícil frente a avalanche do individualismo, do consumismo, da ganância, da violência, do medo e da impunidade.

Mas os professores estão mostrando que resistem dentro e fora da sala de aula. E, como um novo ciclo de crise ainda mais aguda, os trabalhadores se auto-organizam e lutam.

Nenhum comentário: