quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Secretário de Educação assedia Sindprof

Guarda Municipal: direitos ameaçados pelo PT

O Secretário de Educação de Novo Hamburgo, Adelmar Alberto Carabajal, por ato administrativo, transferiu a professora Andreza Formento, presidente do Sindprof, para a EMEF Conde D´Eu, em Lomba Grande. O objetivo é punir e intimidar o Sindprof (Atenção pessoal da Conde D´Eu: o Beto considera uma punição trabalhar aí!).
O ato está coberto de ilegalidades. Primeiro, ainda na semana passada, o Secretário “convocou” a presidente do Sindprof por telefone, o que é ilegal, pois todo o ato administrativo deve ser documentado. Aliás, foi uma convocação em tom intimidatório, demonstrando um abismo entre o comportamento do secretário e a função que ora exerce. Depois, tentou convocações intempestivas, com a professora em sala de aula ou mesmo no cumprimento de outros compromissos.
Como nada disso funcionou, extrapolou sua autoridade emitindo ato administrativo sumário, sem uma explicação sequer, transferindo a servidora. Este ato também está coberto de ilegalidade, tanto porque a professora, como dirigente sindical, está protegida legalmente, exatamente para evitar que sofra perseguições políticas; quanto porque a legislação determina que o ato seja justificado especificamente (não vale nem mesmo o genérico “falta de pessoal”), o que não foi o caso.

Está claro para todos que a Administração Municipal, e a Secretaria de Educação em particular, estão num movimento de enfrentamento e tensionamento com os trabalhadores. As transferências arbitrárias de professores das EMEI´s ou a ameaça do corte do risco de vida da Guarda Municipal são evidências deste processo. E a transferência da professora Andreza mostra que, além disso, eles pretendem calar aqueles que os denunciam e combatem. Não passarão!

12 comentários:

SindProf / NH disse...

A presidente do Sindprof, Andreza Mara Formento, recebeu na tarde desta quinta-feira, decisão da Juíza Luiza Falkoski, concedendo “mandato de segurança preventivo” contra ato administrativo do Secretário de Educação, Beto Carabajal, transferindo a colega da EMEF Hermes da Fonseca para a EMEF Conde D´Eu.
Na manhã desta quinta-feira a presidente do Sindicato, em ato de desobediência civil (conforme inciso VI do Artigo 117 da Lei Orgânica Municipal), se apresentou na escola Hermes da Fonseca, onde aguardou a decisão judicial.
Segundo a Juíza, “a Administração Pública está obrigada a motivar todos os atos que edita... (a fim de) coibir eventuais arbitrariedades por parte do Estado”. Para a magistrada, no caso, “esse direito se mostra violado”.
Sindprof NH

Anônimo disse...

Eu não acredito que o prefeito seja conivente com isso o que é isto companheiro Lauermann.

Anônimo disse...

Covardia, ilegalidade e imoralidade são os adjetivos que definem a ação do Secretário de Educação. E o prefeito é conivente com isto???

Anônimo disse...

O que o prefeito está esperando para trocar o secretário de educação? Esse senhor vai custar aos cofres públicos, pois com certeza nessa transferência ilegal cabe um dano moral. Quem vai pagar a conta pelo destempero do secretário?
Eu sugiro que o prefeito faça uma pesquisa como a que a SMED fez em 2009 na qual a secretaria não precisava ser avaliada. Outra. O sindicato deve fazer uma enquete para consultar o público sobre a permanência do secretário.

Anônimo disse...

É preciso dar um basta!

Chega de Novo Hamburgo sofrer as consequências desse Sr.As escolas estão sofrendo, os professores angustiados, ameaçados, penalizados pela atitude de pessoa tão desqualificada, que serve ao partido em vez de comprometer-se com a comunidade, com a educação.
Com tantas pessoas qualificadas em nosso município, dentro da própria SMED, o que o Sr Lauerman está esperando?Alguém poderia fazer o favor de enviar um dicionário para que o secretário Beto possa consultar o significado da palavra EDUCAÇÃO?É no diálogo, na valorização, no respeito e na parceria que se faz educação. Nunca antes NH viveu tamanho sucateamento e descaso com a educação.O tempo da ditadura, do controle, da ameaça, da punição já passou!!!
Vai um apelo: Secretário Beto, o sr. já pensou em ocupar seu tempo com assuntos que realmente possam fazer a educação de NH crescer, se qualificar?
Creio que está na hr do sr. Secretário parar com birras, ameaças e provocações e aliar-se.Até hj não conversei com nenhum(a) professor que simpatize com sua prática de "educação", muito pelo contrário. E tamanho descontentamento tem seu propósito. Está na hr de avaliar sua postura enquanto secretário de educação. NH se envergonha de tamanho descaso, desrespeito e sucateamento. Honre o cargo que ocupa e se não estás satisfeito, não é vergonha voltar atrás e admitir que és a pessoa errada no lugar errado.
Que o Sr. tenha um ótimo final de semana de muita reflexão!
Joice

Anônimo disse...

Sr prefeito,
Aguardamos um basta!!! Sou professora e sua eleitora, mas é inadmissível termos este senhor que não respeita ninguém como secretário de educação. Sorte do PT de NH é não ter uma oposição qualificada, mas sugiro abrir os olhos, pois São Leopoldo não tinha e acabou ressuscitando os mortos... Logo será 2016.



Anônimo disse...

Putz achei Lomba Grande até nisso o senhor cópia seus antecessores/as... que falta de criatividade. E dai companheiro Lauermann parece que o senhor perdeu totalmente o controle da Secretaria de Educação.

Anônimo disse...

Em tempos em que a educação exige competência, ética, criatividade, compromisso e lança inúmeros desafios aos educadores AINDA PRECISAMOS conviver com prát
icas autoritárias, ignorância e imcopetência...está mais do que na hora de repensar esse senhor que não é nem educado nem educador num cargo tão importante!!
Anônima para não ser perseguida pelo patrão nem pelos/as colegas puxa-saco!!

Anônimo disse...

Não acredito que o prefeito seja conivente com as atitudes deste senhor que se apresenta como secretário de educação. Espero que seja a última de muitas que já aprontou. Eleitora do Lauermann e Fufa aguardando uma atitude.

Anônimo disse...

Caro Sr. Lauerman!

Até quando o Sr. irá permitir tamanha barbárie???Sim, pois as atitudes desse secretário Beto estão acabando com a educação de NH e também com sua reputação. Pq os comentários são de que o Sr. está apenas de corpo presente na administração, pois quem dita as regras é o Tarcísio.Vais continuar administrando de continha?Com certeza, tens capacidade de gestar uma cidade, do contrário não teria chegado onde chegou. Fiquei com vergonha no palanque do desfile de 7 de Setembro o senhor atrás do Tarcísio, que mostrou a toda população quem está a frente do governo. Está na hr de botar esse hermano pra correr! Valorizar quem é daqui, da tua confiança.E depois tu podes orgulhar-te e dizer "sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra".
Ainda é tempo, sr. Lauerman...podes realizar um excelente governo.Depende de ti.

Anônimo disse...

Vcs leram o depoimento do secretário no face do sindicato?
Ele está responsabilizando a diretora da escola de ter colocado a Andreza a disposição e acusando-a de ter transformando o ambiente de trabalho em um lugar insustentável pedagogicamente. Se isso for verdade a diretora deve ser responsabilizada judicialmente caso não hajam provas

Anônimo disse...

A educação de Novo Hamburgo nunca esteve tão mal representada!! Chega!!