quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A FARSA DA DEMOCRACIA GOVERNISTA


A democracia é uma prática social para muito além da mera possibilidade discursiva. É necessário que se diga isto porque o governo municipal limita a sua democracia a esta possibilidade. Não há, de modo algum, participação da sociedade organizada na gestão pública. O “Orçamento Participativo” é mais uma farsa, assim como é uma farsa toda a “democracia” do governo.
Na quarta-feira, 21, representantes do Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo, do Sindicato dos Municipários e do Governo Municipal, sentaram à mesa para mais uma rodada de negociações da Mesa Permanente de Negociação. Foi o quinto encontro do ano e mais uma vez foi ratificada a farsa da democracia governista: Nada foi decidido. Pelo contrário: o que havia sido decidido na última reunião foi desfeito.
Os Sindicatos haviam reivindicado na reunião anterior o abono das faltas dos servidores nas paralisações dos dias 24 de abril, 16 de maio, 1º e 11 de julho, por conta das horas excedentes de trabalho não remunerado, no que o governo havia concordado. Entretanto, após aquela reunião, a “rádio corredor” informava que o governo iria abonar somente o dia 11 de julho, o dia da “greve geral” oficial.
A questão foi de imediato colocada na mesa e os representantes do governo também logo desmentiram que haviam concordado com o abono para os quatro dias. Por isso, o Sindicato dos Professores já no início da reunião anunciou que faria uma ata, para evitar novos desentendimentos. A ata foi feita, mas os representantes do governo se negaram a assiná-la, pois discordariam de alguns termos. Precisamente, não gostaram da expressão “diz-que-me-diz” em relação a negativa de conceder o abono para as quatro datas de paralisação, colocada na ata.

Na verdade, esta desculpa tola serve para desresponsabilizá-los da parte importante da reunião, quando lhes foram cobradas questões muito objetivas das escolas, como a transferência de professores das EMEI´s, da não efetivação das progressões nos planos de carreira e do banco de horas. Eles prometeram trazer respostas na próxima reunião – assim como o fizeram em todos os outros encontros -, mas não assinaram nada que os comprometesse.

Nenhum comentário: