quinta-feira, 11 de julho de 2013

11 DE JULHO - UM DIA NACIONAL DE LUTA



Hoje, dia nacional de luta, proposto pelas centrais sindicais e movimentos sociais, várias entidades com seus associados e simpatizantes – SINDPROFNH, GSFM, INTERSINDICAL -   vão às ruas para denunciar as estratégias em todas as instancias para o ataque aos direitos dos trabalhadores. Projetos de emendas constitucionais, acordos coletivos e planos de carreiras tiram direitos, comprometendo as condições de trabalho, a permanência no emprego  enquanto estatutário ou mesmo celetista e a saúde da classe trabalhadora.  

Quanto ao magistério, os cartazes, a passeata e os discursos trouxeram a tona o nosso pesar pelas exonerações provocadas por um plano de carreira que não valoriza a formação, desestimulando a vinculação do professor e da professora a sua tarefa educativa. 

Desde 24 de abril vimos reiterando uma pauta de negociação com o executivo municipal. As manifestações públicas pela qualidade na educação de Novo Hamburgo, vem expondo à comunidade diversas faces das dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, que entravam o processo educativo. Estruturas precárias, falta de autonomia das escolas, falta de professores, assédio moral, o não respeito da lei que garante 1/3 de hora atividade, são exemplos concretos que demonstram que a educação pública municipal não está bem.


As manifestações desse dia 11 de julho terminaram nas instituições legislativa e administrativa, para a entrega da carta de intenções com as reivindicações dos servidores públicos.   Na Câmara de Vereadores essa carta foi acolhida por seus representantes, na pessoa do Sr Naasom Luciano, com o compromisso de encaminhá-la ao Presidente da casa, Sr Antonio Lucas. No executivo, mais uma vez,  o Sr Prefeito e nem o seu Vice nos receberam, delegando à comissão de negociação o recebimento desta carta. Considerando que a expectativa de diálogo com o Sr Prefeito Luís Lauermann não foi satisfeita, nos retiramos sem a entrega do documento.  






Nenhum comentário: