terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO NO "CAFÉ COMUNITÁRIO"



Na mesma semana em que os professores municipais de Novo Hamburgo retornaram às escolas, o Programa Café Comunitário convidou o SINDPROFNH para participar de um debate sobre a volta às aulas,  a profissão docente, problemas que a educação enfrenta, necessidade de valorização profissional dos professores e a precaridade na infraestrutura das escolas públicas. O programa tratou sobre as questões citadas a partir da perspectiva  de cada representante. 

Participaram do Café, Rosana Rodrigues Santos, Coordenadora Regional de Educação; Maria Inês Weissheimer, Psicopedagoga; Andreza Mara Formento, Presidente do Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo; e Tatiane Salazar, Presidente da União dos Estudantes de Novo Hamburgo.
Durante a uma hora em que o programa esteve no ar, foram debatidos assuntos importantes como a necessidade do poder público realizar melhorias na estrutura física das escolas, bem como investimentos na área tecnológica e profissional. Se por um lado os professores buscam melhores salários e condições dignas de trabalho, por outro, alunos precisam lutar por um ambiente acolhedor, internet e garantia de passagem de ônibus acessível. A psicopedagogia e a pedagogia concordam ao tratar do assunto das relações entre alunos e professores: é preciso assegurar um menor de alunos por turma para que possa ser estabelecido o contato necessário entre ambos, uma vez que a educação acontece nas relações entre educador e educando.
O SINDPROFNH relatou a participação da comunidade hamburguense nas reivindicações do magistério e a função pedagógica que possuem. Destacou a necessidade dos cidadãos cobrarem dos seus governantes o cumprimento das leis que visam promover a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E A VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES. O sindicato acredita que através da mobilização ocorrerão as mudanças necessárias para a educação de qualidade em Novo Hamburgo.

Nenhum comentário: