segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA FEEVALE

DOIS SECRETÁRIOS, DOIS DISCURSOS, O MESMO ASSUNTO: IDB

O Seminário começou com alguns contratempos, surpresa para os presentes, uma vez que estavam em uma Universidade, ao mesmo tempo, desmitifica a ideia de que as instituições privadas ... Contratempos a parte, vamos ao que interessa; os discursos dos secretários de Educação.

Enquanto o senhor Adalberto, mais conhecido como Beto, ressaltou os índices do município no IDB, como bem se sabe ( na composição do Ideb são considerados tanto o aprendizado – medido pela Prova Brasil – como o fluxo escolar, fruto do porcentual de aprovação. O resultado é uma somatória dos dois), e não é novidade para ninguém que Novo Hamburgo em 2011 implementou a Progressão Continuada, aprovando automaticamente a grande maioria dos alunos do 1º e 2º anos. Sem entrar no mérito da questão, o que se deve saber é o percentual positivo desta ação nos anos subsequentes.
O “Pacto” como foi chamado pela Secretaria de Educação deveria...deveria ser uma parceria entre a Saúde e a Educação, também não é nenhuma novidade para quem está no dia a dia da escola que estamos distantes do sucesso desta “parceria”. Mesmo assim, o secretário insiste em utilizar em seus discursos o “sucesso” do Pacto e no Seminário ele foi mais longe, utilizou o espaço para fazer campanha eleitoral. Ou alguém tem dúvida de que tocar no Plano de Carreira, tem algum outro sentido que não o eleitoreiro.

Por sua vez, o secretário de educação do Estado, preferiu atacar a mídia pela forma na qual divulgou os índices do IDB e a exposição das escolas. Deveria colocar em seu discurso este senhor, autor de vários livros sobre “Educação de Qualidade” que estes índices se devem a precarização da educação no Rio Grande do Sul, que não iniciou neste governo, mas que tem continuado ( e a altura de seus antecessores) no governo Tarso e com a colaboração inestimável de José Clóvis.
Como muitas direções do Estado colocaram o índice do IDB do RGS não é novidade, é comprovação de fatos. É o abandono, o descaso, a falta de respeito e de políticas que valorizem os profissionais da educação.

Nenhum comentário: