domingo, 8 de janeiro de 2012

MESA DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE

Em reunião com o Executivo, no dia 03 de janeiro, os representantes do mesmo, restabelecem a Mesa de Negociação e dizem que estão abertos ao diálogo com os trabalhadores municipais. Os próximos encontros deixarão claro se esta “abertura” é verdadeira.
A nossa experiência com a atual administração tem mostrado que discurso e prática geralmente andam em descompasso.  
Acreditamos ser fundamental relembrar alguns fatos a respeito deste importante instrumento de diálogo entre os servidores e o governo municipal, a Mesa de Negociação, que deveria discutir as demandas dos trabalhadores municipais, o que até o momento não “funcionou” adequadamente.
Em 2010 houve um total silenciamento da administração em relação a este instrumento; mesmo tendo assumido este compromisso na Mesa de Negociação.
Em 2011 no mês de abril, mês de nossa data base, o SINDPROF/NH cobrou da administração que cumprisse o compromisso assumido em 2010. Discurso e prática: descompasso.
Após a cobrança do SINDPROF/NH durante os meses de maio a outubro diversas reuniões foram agendadas e muitas canceladas. Nos encontros que ocorreram o tema tratado foi o Plano de Carreira dos professores admitidos a partir de 2010.  Algumas aconteceram sem objetividade, em outras as propostas encaminhadas para Mesa por parte da administração eram realizadas verbalmente, “palavras ao vento” que na reunião posterior eram alteradas pelo Executivo. Um período delicado e exaustivo no qual percebíamos muitas vezes que a Mesa de Negociação era apenas a mesa da “enrolação”. Mas, mesmo nestes momentos mantivemos uma postura proativa, discutindo, defendendo e pontuando firmemente a necessidade de um Plano de Carreira que buscasse a valorização do magistério e de todos os trabalhadores municipais pois esta é uma marca da direção do SINDPROF/NH.
Em dezembro no “apagar das luzes” o SINDPROF/NH é chamado pela administração, para uma reunião da Mesa de Negociação, acreditávamos que seria retomada a pauta estabelecida pela administração em maio de 2011, com temas prioritários a serem tratados nesta Mesa, no entanto, não foi o que aconteceu sendo tratada naquele momento uma pauta dos trabalhadores da COMUSA, reivindicação esta legitima e que consideramos ser fundamental que administração atenda.
Mas, apesar disto, avaliamos que a reunião de dezembro foi positiva e serviu para que “minimamente” pudéssemos acordar a data e horário da próxima reunião, que aconteceu dia 03/01/2012 (terça-feira) e o compromisso de retomarmos os temas em aberto da Negociação Salarial 2011.
Conforme, acordado a reunião de janeiro aconteceu nesta última terça-feira. Representando a administração estiveram presentes o Procurador do município e o Diretor de Recursos Humanos (representando a Secretaria que esta de férias) e uma representante da Secretaria de Educação (Rocio). É necessário lamentar a ausência do Secretario de Educação ou uma de suas diretoras neste momento, pois como a reunião foi marcada com antecedência consideramos um desrespeito tal postura. Representando os trabalhadores municipais: Luciana Martins e Valderes Dávila (Direção do SINDPROF/NH), Luciane Bortolli e Pedro Pimentel (Direção GSFM), Milena (Direção da Associação dos Servidores da Comusa) e os colegas da COMUSA Marino e Felix.
Nesta reunião foram tratados os seguintes temas:
ADP (Adicional de Dedicação Plena) para as coordenadoras e coordenadores pedagógicos e orientadoras (es);
O escalonamento das incorporações dos ADPS;
Reconhecimento do Mestrado e Doutorado no Plano de Carreira dos professores e professoras admitidos antes de 2010;
Alteração do Artigo  Plano de Carreira dos professores e professoras admitidos a partir de 2010.
Legislação sobre o assedio moral.
O GSFM entregou uma proposta para “ISONOMIA”  dos auxiliares administrativos da COMUSA.
Após ouvir e manifestar-se sobre os temas tratados os representantes do executivo assumiram o compromisso de trazer um posicionamento claro e objetivo em relação aos temas tratados para a próxima reunião dia 07.02.2012.
Esperamos que o Executivo acerte o passo e que discurso e prática não sejam paradoxos  e que realmente a MESA DE NEGOCIAÇÂO ocorra de fato e que possamos avançar no diálogo e nas conquistas para todos(as) servidores públicos municipais. 

Nenhum comentário: