sexta-feira, 15 de julho de 2011

PROFESSORES MUNICIPAIS PEDEM MUDANÇAS NO PLANO DE CARREIRA

Protesto foi realizado na quinta-feira mesmo com chuva. Secretário acha que há desinformação.

Amilton Belmonte/ Da Redação

Canoas
A inconformidade com pontos do Plano de Carreira do magistério municipal, aprovado em janeiro, motivou manifestação do Sindicato dos Professores Municipais de Canoas (Sinprocan), na tarde de ontem, em frente à Prefeitura. Debaixo de chuva torrencial cerca de 100 professores estiveram no ato, que durou em torno de uma hora. Usando nariz de palhaço e portando cartazes e faixas com os dizeres “falta professores, sobra propaganda”, eles foram acompanhados por mais de 20 homens da Brigada Militar, que isolaram o acesso à entrada do prédio do Executivo. Alvo principal dos bordões entoados pelos manifestantes, o prefeito Jairo Jorge estava em Porto Alegre, onde apresentou o plano de carreira ao Estado, desta vez ao secretário estadual de Planejamento, João Motta. Os manifestantes entregaram a pauta de reivindicações à chefia de Gabinete do Executivo.
Para Prefeitura, baixa adesão
O secretário de Educação Paulo Ritter creditou o ato à desinformação de parte da categoria sobre o Plano de Carreira e frisou que o maior avanço foi a criação do Núcleo de Gestão, colegiado formado por Sinprocan, professores e diretores. No próximo dia 20 as reivindicações serão apresentadas ao prefeito Jairo Jorge pelo Núcleo.
Reivindicações sem retorno
Em janeiro formalizamos a insatisfação com pontos do Plano de Carreira, mas sem retorno do Executivo”, enfatiza Jari Oliveira, presidente do Sinprocan. Ele diz que o descompasso reside, por exemplo, em itens como o Valor Pessoal Nominalmente Identificado, os critérios de aumento salarial para detentores de pós-graduação, mestrado e doutorado. Cita ainda inconformidade com a forma de divulgação da Prefeitura ao Plano de Carreira. “Parece que estamos ganhando 6 mil reais e reclamando de boca cheia”, criticou. Segundo ele, a enquete apontou que 29,68% dos professores acha o Plano ruim.


Nenhum comentário: