segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prefeitura de SP lança indicador e vai pagar bônus a professor

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira a criação de um novo indicador para a rede municipal de educação, que vai definir o pagamento de bônus aos professores.

O indicador, batizado de Indique (Índice de Qualidade da Educação) será paralelo à avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do governo federal.

Serão considerados no indicador os resultados das escolas na Prova São Paulo, aplicada desde 2007, e as condições socioeconômicas dos alunos das escolas municipais.

Atualmente, os educadores da rede municipal não recebem bônus, mas têm o salário descontado de acordo com faltas. O piso dos cerca de 84 mil profissionais é de R$ 2.400.

Com o novo indicador, as escolas serão classificadas segundo a evolução de sua nota na Prova São Paulo. O bônus será entregue a todas as escolas, segundo a prefeitura, mas aquelas que mais crescerem ganharão mais.

Também serão consideradas as condições socioeconômicas da escola, pois a prefeitura avalia que escolas que evoluíram mesmo partindo de condições piores fizeram um esforço maior.
A gestão Gilberto Kassab (PSD) afirma que a verba do bônus será variável, pois será usado o montante que a prefeitura desconta dos professores que faltaram. Hoje, esse dinheiro que é previsto no orçamento mas não é pago, volta à Secretaria da Fazenda. Agora, continuará na Educação, na forma do bônus.

A gratificação será paga a partir do ano que vem, mas não foi divulgada estimativa de valores.

NOVA YORK
A gratificação em São Paulo é lançada no momento em que o programa de Nova York, uma das inspirações para as redes de ensino estaduais do país, é cancelado. Estudos mostraram que escolas participantes não tiveram desempenhos superiores às que ficaram fora do programa de bônus. No Brasil, a medida levou educadores a reavaliarem as gratificações.
PUBLICIDADE  DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: