quinta-feira, 28 de abril de 2011

EDUCAÇÃO – Decisão Política para tornar o povo BURRO.

          Na minha adolescência, nas aulas de Filosofia meu professor falava da intenção do governo em manter o povo alienado. Como vivíamos uma época pós-ditadura, em que o povo se manifestava muito em suas mais variadas classes, estudantes, professores, jornalistas, metalúrgicos...Achava que seria impossível nos calarem novamente. Pois aconteceu! O governo conseguiu! O povo se calou e os políticos, “sindicato” mais forte do mundo criam as leis que lhes convém sem consultar a população.  Pior, vejam só, o povo está calado, inerte, passivo...Responde sempre para alguém que quer acordar: “Isso é assim, não vai mudar”.
            O caos está instalado na Educação. Foi-se o tempo no qual os alunos das séries iniciais faziam cálculo mental e escreviam histórias com início, meio e fim. Em Geografia não se estuda mais as capitais. Para quê? Povo ignorante e sem qualificação não vai a lugar algum!Em História uma data importante deixou de ser importante. Passou-se a falar que o que importa é o fato e não a data, mas de que adianta saber o fato sem ter a noção do tempo, década, era? Alguns habitantes de Novo Hamburgo, gente graduada, não sabe quantos anos nosso município completou no dia cinco. Ah! Que bom, foi feriado! De que mesmo? Isso é falta de conhecimento e de cultura minha gente! Como diz o Hino-Riograndense, “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo!” Pois eu considero o conhecimento uma virtude. Conhecimento se amplia na escola, ou pelo menos este deveria ser o seu papel.
            Mas onde eu quero chegar com tudo isso? Ao Parecer 11/2010 do Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica, que dispõe sobre as Diretrizes Nacionais da Educação, propostas pelo Ministério da Educação. É meu povo, agora não se reprova mais até o 3º Ano do Ensino Fundamental e o conteúdo desses três anos é a alfabetização. Os outros conhecimentos básicos e os planos de estudos elaborados pelos professores vão direto para a lixeira. Será que as crianças de hoje têm menos capacidade do que nós tínhamos na nossa infância? Por que as crianças de agora precisam de três anos para aprender a ler e escrever, enquanto nós precisávamos apenas de um ano? Quem decidiu isso? Por que os pais, alunos e professores não foram consultados?
Um aluno de dez anos comentou comigo há poucos dias: “Tu viu sora o que o MEC fez? Agora não reprova até o 3º Ano, pra que estudar então? Meu irmão, pai de uma menina linda e muito inteligente que vai para a escola no próximo ano disse indignado: “Eu não quero isso para a minha filha!”
            Alguém me disse que eu sou a favor da reprovação. Não sou não! Sou contra essa progressão desenfreada e sem critérios imposta para as escolas. O governo só quer saber de “índices”! Dane-se o conhecimento! O povo que continue ignorante e desqualificado.
Meu outro irmão, eu tenho vários, sendo atendido em uma loja por uma comerciaria:
_Senhor não estou encontrando seu nome no cadastro, é com C ou com S?
_ Com S.
_ Mesmo assim, não encontro, é com G ou J?
_ Com G, moça. Meu nome é SÉRGIO, não SERJÃO!
Essa moça passou por vários de nós, caros colegas professores. Que vergonha!
É por isso que professor ganha pouco mesmo, pois não é capaz de dizer não ao que vem de cima e de se autorizar a dizer: “Eu sou professor, eu sei o que é melhor para a educação do meu aluno”. Por isso eu citei antes que o “sindicato político” é o mais forte, eles são unidos. O sindicato dos professores tem se manifestado em busca de reposição salarial, plano de carreira... Mas não vi ainda uma mobilização para dizer: Eu sou professor! Eu decido a Educação do meu país!
Ieda Maria Machado Morais - Professora
iedammmorais@ibest.com.br

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com a professora Ieda em muitos aspectos. Não concordo, entretanto, quando ela diz que não viu nenhum professor dizendo "eu sou professor, eu decido a educação do meu país". Professora Ieda,em primeiro lugar, não adianta falar, esta administração não suporta ouvir. Caso, mesmo assim, alguém resolva falar, será ameaçado pelo secretário de educação. Neste caso, as formas podem variar: ou o caraBAJAL mete o dedo em riste no teu nariz, ou, por sorte, a ameaça é feita em gabinete fechado, lá na Smed. Ah!!! Talvez tu recebas um email de advertencia, ou, quem sabe, tu és transferido para qualquer escola da rede e sofre sindicância. Professora Ieda, não somos NADA para estes caras que pensam ter se apossado da nossa cidade. O que podemos fazer, sim, é dizer NÃO a eles, nas próximas eleições municipais. E esta campanha precisa começar agora! Talvez o futuro a nós pertença.

Anônimo disse...

Colega professora se tem uma coisa que nosso Sindicato tem feito é lutar pela nossa Educação. Como a/o colega disse acima, estamos vivendo um horror na educação de Novo Hamburgo. Esse "homem" não dá para dizer que é secretário de educação, pois suas atitudes nos mostram que o que ele menos tem é educação. É verdade sim, a ameaças aos colegas que discordam, é verdade sim que as direções foram orientadas(por menos que elas confirmem) a se calarem sobre a realidade das escolas, é verdade sim as intimidações e ameaças. Sim é verdade que está situação já aconteceu em outras épocas, mas convenhamos que jamais se esperaria que um partido que se diz democrático e aberto, atitudes tão antidemocráticas e ditatorias. Mas também é verdade que se nos deixarmos intimidar, o nível e a opressão vão aumentar. POrtanto professora Ieda junte-se a nós que participamos das reuniões e dos movimentos do nosso Sindicato. Esperamos vê-la em breve.

Neliza disse...

Eu tó chocada com o que estou lendo neste blog. Não tinha idéia que era tanto assim.

Anônimo disse...

Caras colegas
Quando eu era pequena aprendi muitas coisas boas na escola, reprovei de ano e nem por isso fiquei " com traumas " por causa da reprovação isso que sou de família humilde.Aprendi com esta lição que nada se ganha de graça, temos que ir atrás dos sonhos . Como já diz a revista VEJA o PT quer um POVO IGNORANTE E BURRO.
Eu não votei no PT, mas para quem votou agora é aguentar.

Anônimo disse...

Mesmo tendo votado no Pt, não acho que temos que aguentar, pelo contrário, temos é que GRITAR, e parafraseando Freire; ANUNCIAR E DENUNCIAR os descalabros desta administração, tanto o prefeito quanto o secretário da deseducação não conseguem controlar suas emoções, e por que não dizer, agem esquisofrenicamente. Palavrinha interessante esta, gostei, taí, temos uma administração esquisofrênica.Até que enfim alguém conseguiu conceituar, neste caso, autoconceituar-se, sim esta palavra circulou pela Fenac.

Neliza disse...

Esquisofrenicamente agindo é como eu estou para dar conta de 4 alunos que tenho no 4°ano, praticamente sem ler nem escrever. Não sei trabalhar assim, não aprendi, eles não conseguem acompanhar,não entendem nada é uma defasagem muito grande pois só vem sendo promovidos. Não querem demostrar para os colegas o quanto não sabem, situações simples de leitura e escrita são constrangedoras. Tenho pena, mas não posso deixar os outros 17 alunos que são realmente de 4° ano fiquem esperando que eu alfabetize os colegas. Mal consigo planejar para o 4° ano, como ainda vou propor atividades de alfabetização para os outros. Aja tempo e motivação para isso na situação atual em que vivenciamos nas escolas.