segunda-feira, 21 de março de 2011

ESTADO DIZ QUE SAÍDA DE DOCENTES É NORMAL


Professores aprovados podem ter usado exame para aumentar pontuação em outros concursos,
afirma secretaria
Para governo, carreira está atrativa e oferece bônus e reajuste com base no mérito; salário inicial
é de R$ 1.834.

A Secretaria da Educação informou que considera normal o volume de docentes novatos que
desistiu da rede.
A pasta afirmou que devem sair do sistema 10% dos recémefetivados (cerca de 900 professores), mas não informou em qual prazo podem ocorrer as exonerações.
Segundo a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), nem as condições de trabalho oferecidas nem os
salários da rede são as causas das desistências.
A secretaria aponta como explicações a situação pessoal de cada professor, como quem arrumou
outro emprego ou só queria o certificado de aprovação, que pode ajudar em concursos futuros.
Para o governo, a carreira está atrativa, por conta do bônus por desempenho (que pode chegar a 2,4 salários) e do reajuste com base no mérito (ano passado, 20% dos professores com as melhores notas numa prova ganharam 25% de reajuste). O salário inicial é de R$ 1.834 (jornada de 40 horas semanais).
A professora recém-efetivada Ana Paula dos Santos, 28, elogiou as condições da rede. "Posso fazer aulas diferentes com datashow ou na sala de informática. Se o professor montar uma boa aula, os alunos vão se interessar", disse ela, que leciona biologia em colégio estadual da zona
norte de São Paulo.
A secretaria disse ainda que alunos que estudariam com docentes desistentes não ficarão sem aula, pois há reposição com temporários.
E esses professores provisórios serão substituídos no ano que vem, quando devem entrar nas escolas estaduais 25 mil novos concursados, também aprovados no concurso do ano passado.
Desde 2004, a rede estadual não contava com um concurso tão amplo para efetivar professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. (FT)
Fonte: Folha de São Paulo

2 comentários:

Anônimo disse...

O estado é outro, mas o discurso é o mesmo. Lendo hoje o NH me deparei com a manchete que faltam professores nas escolas do estado do RGS, a matéria poderia ser mais coerente e colocar que não é só no estado. O município de NH também está enfrentando a falta de professores.Agora, venhamos e convenhamos, quem em sã consciência ficará nesta Rede após ler a proposta do prefeito Tarcísio para o magistério?Só mesmo quem não tiver outra alternativa.Imagine você trabalhar 25 anos, fazendo suas formações permanentes, se esforçando para ser um bom profissional, e apesar de todo esse esforço, terá que contar com a SORTE, para ter sua progressão.
Da minha parte, não pretendo contar com a sorte.

Jô disse...

Aqui também os professores estão só de passagem. Também pudera, com uma proposta imoral deste "PLano de Carreira", que mais parece um plano para desensentivar a carreira docente no município. Se o nosso amado Sarlet estivesse vivo, com certeza morreria de desgosto.