terça-feira, 17 de agosto de 2010

Projeto de Lei quer reduzir idade de ingresso no Ensino Fundamental para cinco anos


Professores de Novo Hamburgo participam na terça-feira, 17, de audiência pública na Assembléia Legislativa sobre o Projeto de Lei 6755/2010, que pretende reduzir a idade de ingresso no Ensino Fundamental para os cinco anos de idade.
O debate foi proposto pelo deputado Miki Breier (PSB), da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa e convocado pelo Fórum Gaúcho de Educação Infantil.
O Fórum Permanente de Educação Infantil de Novo Hamburgo, articulado pelo Sindicato dos Professores, Amolomba, OMEP/NH e Universidade Feevale, mobilizaram os professores da cidade para participarem da atividade.
Representantes das mais variadas entidades da educação, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação Universidade de Rio Grande, Universidade Federal de Santa Maria, sindicatos de professores de Novo Hamburgo e São Leopoldo; Conselho Estadual de Educação e conselhos municipais de educação de Montenegro, Osório, Santo Antonio da Patrulha, São Leopoldo e Santa Maria, foram unânimes em condenar o projeto.
As entidades sustentam que não há estudos dos impactos políticos, administrativos e pedagógicos da medida. Infelizmente, o projeto encontra simpatia no Congresso Nacional e corre o risco de ser aprovado, alertou Vilmar Kleimann, do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil.
Carmem Craidy, pedagoga da UFRGS, disse que a medida não respeita o desenvolvimento da criança em suas etapas e, o que é pior, o Brasil ainda não avaliou os impactos da antecipação para os seis anos, onde há indícios de aumento da reprovação.

Nenhum comentário: