segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Atividade reúne professores e apoiadores no aniversário do SINDPROF/NH

Na noite da segunda-feira, 16, o Sindicato promoveu na sede atividade pelo aniversário de 5 anos da entidade, comemorados naquele dia. Professores e representantes de outras entidades prestigiaram o evento.
A presidente do SINDPROF/NH, Luciana Martins, lembrou das pessoas que estiveram na primeira hora de formação da entidade. “Fazíamos reuniões no banco do corredor do Sindicato dos Sapateiros. Ali era a nossa sede”, recordou. Valderes Davila Koenig, secretaria do Sindprof, disse que aquele esforço “valeu a pena”, reforçando a idéia da necessidade de um espaço de luta dos professores de Novo Hamburgo.
“Tão jovem e com uma história tão bonita”, destacou em sua fala a dirigente sindical Neiva Lazzarotto ao se referir a atuação do Sindicato dos Professores na luta contra a derrubada do Plano de Carreira em 2009. Já Joey de Farias, do Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo, destacou a independência da entidade como uma virtude nos tempos difíceis em que vive a luta dos trabalhadores no Brasil. Vladimir Fagundes, do Sindicato dos Comerciários, disse que “nosso Sindicato também não é filiado a nenhuma central sindical e temos diretores filiados em vários partidos e outros em nenhum”, reforçando a importância da pluralidade e da independência na gestão dos sindicatos.
Também presente ao evento, o presidente do Sindicato dos Municipários de Campo Bom, Silberto Mauer, lembrou da necessidade de solidariedade entre os sindicatos na luta pelos interesses das categorias. “Acompanhamos a luta aqui em Novo Hamburgo porque em Campo Bom a crise é a mesma. Não há dia em que não se tenha um problema”.
Já os professores presentes ressaltaram a “garra e coragem” daquele grupo que se atreveu a discutir a formação do Sindicato e de levar adiante a idéia. “Hoje temos 60 por cento da categoria sindicalizada.”, lembrou Luciana, o que mostra não só o acerto da decisão de fundação do Sindicato como também da política da entidade desenvolvida até aqui. “Adquirimos credibilidade”, diz ela.

Nenhum comentário: