sexta-feira, 21 de maio de 2010

A FALTA DE PROFESSORAS (ES)

No dia 11 de maio um dos assuntos tratados na reunião do Conselho Político foi a falta de professores.

Após ter transcorrido 1/3 dos dias letivos do ano de 2010 a falta de professores é uma triste realidade nas escolas do município, provavelmente a maior falta dos últimos anos.

Os professores presentes na reunião relataram nunca ter vivido na rede, tal fato e ficaram perplexos diante da resposta dada pelo secretário de educação ao Jornal NH (28.04.2010), onde diz “a falta de professores sempre vai existir”, por causa de aposentadorias e licença dos professores.

É bom lembrar que a aposentadoria é um direito constitucional que garante aos professores, depois de terem cumprido os requisitos para tal, desfrutarem de seu direito. O que se espera de uma administração pública eficiente é que tenha um planejamento que dê conta desta demanda, sem prejuízo para comunidade escolar.

Quanto às licenças referidas pelo secretário, muitas se dão por professores estarem enfrentando o desafio de desempenharem seu trabalho, em turmas com excesso de alunos, sem terem sua hora atividade, com as precárias condições de trabalho a que muitos professores vivenciam em suas escolas.

Esta mesma reportagem cita levantamento feito nas escolas para saber sobre o quadro de professores e relata a falta de apenas 8 professores em 4 escolas. Mas todos sabemos que não é esta a realidade e que a secretaria institui a lei da “mordaça”, pois proibe todas as equipes diretivas de darem declarações para imprensa.

Mas diante de tudo isso, os professores e professoras demonstram para comunidade hamburguense seu compromisso com a educação. Muitas vezes mudam a rotina da escola para atender os alunos mesmo não possuindo o quadro completo de professores. No entanto, esta mudança significa uma sobrecarga de trabalho na qual anto alunos, quanto professores saem prejudicados.

Portanto, não vamos mais nos calar quanto à falta de professores nas escolas municipais!

Denuncie através do e-mail sindprofnh@yahoo.com.br a falta de professores em tua escola.

Quantos professores faltam na tua escola?

Você esta tendo sua hora atividade regularmente?

As escolas que possuem alunos que necessitam de atendimento individualizado tem AFAS ou professores auxiliares?

Há professores para atendimento na biblioteca e no laboratório de informática?

Nenhum comentário: