sexta-feira, 30 de abril de 2010

O DIA DO TRABALHO E A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Haddad admite que Piso Nacional está aquém do necessário

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) mesmo já em forma de Lei “continua aquém das necessidades do professor brasileiro”. Ele falou durante o seu discurso na abertura da Conferência Nacional de Educação.
Haddad destacou a importância do Fundeb que, segundo ele, viabiliza o Piso. “Se há espaço para avançar nos investimentos para os alunos do ponto de vista regional, também nós teremos que avançar no que se refere ao Piso”, afirmou. De acordo com ele, só o Piso não atende às necessidades da categoria. “Temos que aprovar no Congresso Nacional as diretrizes nacionais de carreira”, disse.
Roberto Franklin Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), concorda que o Piso está aquém “do que consideramos do ideal”, mas destaca que nem o mínimo está sendo pago por prefeitos e governadores. “A grande maioria não paga, usa artifícios para dizer que paga e não o faz. É necessário que haja um grande esforço do MEC e de sindicatos para convencer os governantes da importância desse Piso que é fundamental para construção de uma escola pública de qualidade”, afirmou.
Para o ministro Haddad é necessário ainda que o Plano Nacional de Educação fixe metas de aumento real para o Piso. Ele desafiou: “por que as metas que recaem sobre os professores significam somente mais responsabilidades para eles?”, indagou à plateia formada por educadores, gestores e representantes de entidades sociais e de educação, entre elas a CNTE.
Haddad defendeu ainda a formação continuada dos professores. O ministro destacou que o governo federal quadruplicou o orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, “para que a Capes assumisse a responsabilidade da educação dos professores”.
“Nosso mote é: Piso e Carreira andam juntos. Faça valer. Entendemos que é preciso a vinculação um separado do outro não resolve o problema”, concluiu Leão.

Publicada em 13/04/2010.
FONTE: APMI- Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ijuí

Nenhum comentário: