quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DESABAFO

É triste constatar que foi instalada uma guerra em Novo Hamburgo. Uma guerra injusta e desleal. E, como toda guerra, os mais fracos serão sacrificados. Neste caso, os servidores, em sua maioria, professores. Não se tratam aqui de vantagens. A questão é muito mais profunda e merece reflexão.



Associações de bairros, pais, comunidades em geral freqüentam diariamente as escolas e sabem a realidade que cada professor enfrenta. Nenhum trabalho é desmerecido. Mas a verdade é que poucos têm a coragem e a vocação para vivenciar diariamente tudo que passa um professor. Pasmem, muitos ainda fazem matrizes e usam mimeógrafos. Muitos acabam gastando do seu bolso para enriquecer com materiais suas aulas. A maioria trabalha vários finais de semana, ao lado dos pais, para arrecadar fundos para os alunos... não é para outro fim... Qual o profissional que paga do seu bolso para atender seus “clientes”? Qual profissional que faz promoção para poder trabalhar melhor? Por que será que a categoria dos professores é uma das mais doentes do país? Depressão, estresse, tendinite, bursite, etc... tudo comprovado em pesquisas nacionais....quantos “Zecas” atendemos diariamente nas escolas, quantos dias outro profissional duraria em uma escola?



Quantos mil reais os professores investem em sua formação?
Com tudo isso, em vez de valorização, respeito e dignidade estamos vendo o quê? Uma administração buscando apoio da comunidade contra essa categoria. Quem mais atende as comunidades? Quem está mais próximo das comunidades?



Em casos de calamidade uma administração pode reduzir custos e serviços, mas os últimos a serem atingidos deveriam ser Saúde e Educação. O que estamos vendo em Novo Hamburgo?
Além de tudo isso, há quem queira acusar os professores de radicais!!! Pasmem... pior que a afirmação é saber de quem veio esta frase... Mas a única reivindicação feita é por diálogo... por respeito a opinião... por que não se pode construir juntos uma alternativa para as finanças do município? Por que voltar a ditadura?



Também afirmaram que os professores precisam se conscientizar da necessidade de administrar bem o dinheiro público: Por acaso são os professores que votam o próprio salário? Por acaso são os professores que se aposentam com 8 anos de “trabalho” (trabalhando poucas horas por dia e poucos dias por mês)?. Ou será que os professores usam folha dos dois lados, vivem arrecadando sucata para trabalhar, fazendo jornada tripla e promoções aos finais de semana para financiar o estudo de seus alunos? Quem precisa se conscientizar da boa utilização dos recursos públicos???
Se não fosse decepcionante seria… nem há palavras para expressar o sentimento que provoca esta afirmação... Esperamos que a comunidade tenha o discernimento e a sensibilidade de reconhecer a verdade…

Professora Hamburguense

5 comentários:

Anônimo disse...

E além daquilo que o nosso atual prefeito já nos tirou e que ainda quer tirar(Ipasem)também há rumores de que apartir do ano que vem ele extinguirá também as 40 horas.Ou seja,temos concurso de 20 as outras 20 são extensão aí nestas 20 é que dançaremos)Para a administração é mais fácil pagar contratadas de 20 do que continuar pagando nós de 40 pois as de 20 contratadas não terão direito a férias e 13º.Cuidado!Onde há fumaça há fogo...
Professora da rede municipal.

Anônimo disse...

Há mais uma coisa que passo a me questionar? Além de descordar dos argumentos financeiros do prefeito para mexer no plano de carreira, além do equivocado entendimento de que são os funcionários públicos que devem pagar uma dívida que não é nossa, além de pensar estratégias erradas para resolver a situação do municipio, além, além... além de tudo isso há ainda uma outra pergunta que me assombra. Por que motivo um prefeito que reafirma constantemente os problemas financeiros do municipio, nega-se a tornar público os extratos das contas de NH? Qual o problema de divulgar quanto de dinheiro (nosso) há nessas contas? Ou será que o municipio não vai tão mal como divulgado pelo prefeito? Será que esses argumentos são apenas justificativas para convencer a população da necessidade da precarização do ensino? Dizem que o prefeito está rindo da nossa cara. Quero ver ele rir com as escolas fechadas e sem guardas nas ruas? Quem vai rir serão os assalttantes que farão a festa em NH!!!

Nelson disse...

Acredito que para a nossa comunidade está muito claro o que o PT do Tarcísio, tem promovido contra a nossa cidade e contra os nossos professores. Andando na contramão das proposições do MEC e de seu próprio partido, Tarcísio protagoniza uma campanha a favor da desqualificação da Educação, a começar pelo achatamento salarial e falta de perspectivas para os futuros profissionais da Educação de Novo Hamburgo. Tudo o que o MEC não quer. Basta ver a propaganda do governo federal que nos convida a ser professor. Será que alguém já entrou em contato com o Lula e com a Dilma, até mesmo com o Tarso? Seria bem bom eles saberem o que este prefeito está propondo para a Educação de Novo Hamburgo. O ano que vem tem campanha, não vai faltar matéria.
Nelson de Sá

Anônimo disse...

É muito importante também que saibamos o que pensa cada um dos vereadores, pois foram parar na câmara através dos nossos votos...
Seria interessante que eles não esquecessem disso....
Em breve haverá eleições e nossas lembranças não são "curtas"....
Atenção vereadores!!!!

Anônimo disse...

OLÁ COLEGAS!!!!
ESTOU TAMBÉM INDIGNADA!!!!!
EU TAMBÉM TORCI, por vários anos PARA O PT GANHAR EM NOVO HAMBURGO.
Acreditava que quando o PT entrasse a ditadura, a falta de respeito, as perseguições aos prof. e diretores iriam acabar.
É que decepção...Será que as eleições para diretores vai realmente ser democrático? ou vai ser como a última?
Adorei o que a colega escreveu.(Digno de ser publicado, pois vários colegas não acessam o blogger )
Sou professora municipal e ainda uso matriz, gasto meu dinheiro, para melhor realizar meu trabalho.
Não pasmem-se...na minha escola também utilizamos a folha dos dois lados.
Esta é a qualidade de ensino de novo hamburgo.