sábado, 17 de outubro de 2009

ATO PÚBLICO REPUDIA EXTINÇÃO DO PLANO DE CARREIRA



- Para professores, dia é de luta e luto


15 de outubro é o dia do professor. Em Novo Hamburgo, porém, a categoria decidiu comemorar a data com um ato público contra a extinção do plano de carreira. A manifestação, em repúdio aos projetos de lei que estão tramitando na Casa, ocorreu na tarde desta quinta, em frente à Câmara de Vereadores.


A presidente do Sindicato dos Professores, Luciane Martins, destacou que o dia é de luta e de luto."O plano de carreira é nosso e vamos brigar por ele. Perdê-lo é um retrocesso. Acreditamos que nenhum governo pode mexer nos direitos dos trabalhadores" defendeu a sindicalista.


Cumprindo agenda em Novo Hamburgo, o deputado estadual Mano Changes (PP) apoiou a causa. "A Comissão de Educação está atenta a todas as questões referentes ao setor", frisou Changes, que é presidente da comissão na Assembleia Legislativa.


O deputado enfatizou a valorização dos professores que, segundo ele, é essencial para melhor a qualidade do ensino e para tornar as escolas mais atrativas aos jovens. "Os planos de carreira não podem ser feitos de cima pra baixo, devem ser construídos em conjunto com os profissionais e com a sociedade", afirmou o parlamentar.


Para o pedagogo Issur Koch, a extinção do plano de carreira irá desestimular a participação dos professores no próximo concurso público, previsto para o final deste ano. Issur, que também é músico, participou do ato.


De acordo com Luciane Martins, o sindicato irá encaminhar um documento aos vereadores pedindo o apoio da Comissão de Educação da Casa para a retirada dos projetos.
Os projetosOs projetos 99, 100 e 101 modificam as leis que instituíram o Plano de Classificação de Cargos e Funções no Serviço Público Municipal, os planos de carreira dos Servidores Públicos Municipais e do Magistério. As propostas estão em tramitação na Câmara desde o mês de setembro e ainda não têm data prevista para a votação.



Fonte: Site Câmara de Vereadores NH

11 comentários:

Raquel Almeida disse...

Os professores de NH estão aprendendo a enfrentar desafios e a lutar por seus direitos. É de conhecimento de toda a comunidade que o magistério sempre foi valorizado por quase todas as administrações, com exceção daquela em que o prefeito não aplicou o mínimo constitucional para a Educação.Não é de admirar que façam parte da coligação com o PT e que em comum acordo estejam promovendo o desmanche da Educação da cidade. Não bastasse um secretário que pouco entende do seu papel, agora pretendem através de um plano de carreira, ainda desconhecido, desencentivar à procura por vagas no magistério municipal.
Estagiária de Letras

Marcia disse...

A nossa ex colega( sim porque agora é defensora ferrenha do executivo)fala que a lei está movendo as ações do Tarcísio e do Beto na Educação. Ora colega, sinto-me envergonhada da tua fala. Sim até 31 de dezembro todas as prefeituras do Brasil terão que ter seu Plano de Carreira. MAS NÓS JÁ TEMOS. E Lei diz que este Plano de visar o incentivo, a qualificação, planos de salários, etc. Contraditória a fala da ex colega, não? Mas o que causa mais tristeza é que esta ex colega até então sempre fora defensora de uma educação séria e de qualidade. O que acontece com ela? Como pode falar em qualidade da Educação, se a administração que defende propõe colocar cargos de professores em extinção e extinguir o PLano de Carreira atual para os novos concursados. Que qualidade é esta? A "colega" deve lembrar que é professora da rede, o tempo passa e sempre será professora. Os governos passam, deixam marcas, às vezes deixam saudades outras vezes deixam a impressão que já foram tarde.
Professora constrangida

Anônimo disse...

Atuo na Rede Municipal de Novo Hamburgo, desde o longínquo ano de 1985. Iniciei com o Sarlet, um ditador, porém com conteúdo, dignidade e competência. Passei pela Backes, uma Barbie educadora. Sobrevivi a Dewes que durante 4 anos no governo, praticamente foi inexistente... Luft e Maurinho como secretários de educação, sobrevivi!!! Veio a Maristela, autoritária, porém extremamente ética e competente. Cheguei ao caos... Carabajal!!! o que é isso??? um misto de déspota nada esclarecido o q dificulta ainda mais a nossa situação com um pseudo discípulo de Freire... É uma vergonha a situação desta secretaria!! É a comunhão entre um incompetente e uma insana mental, dirigindo os rumos da educação em Novo Hamburgo... Prefeito acorda!!!! a tua derrocada iniciará pela educação, reconstrua esta secretaria enquanto há tempo!!!

Anônimo disse...

Lembro-me da fala do Senhor Prefeito numa das primeiras reuniões que tivemos em 2009. Ele dizia: o que mais me incomoda no municipio de NH é o silenciamento do servidor público. Parece que o senhor não tem mais motivos para sentir-se incomodado. Silêncio, apatia e aceitação são posicionamentos que o senhor não verá na classe trabalhadora de NH. Nossa luta é digna e a cada etapa se fortalecerá... aguarde quarta-feira e se tiver honra e ética apareça por lá.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar aos professores, guardas e sindicalistas que fizeram esse belo movimento de luta e de luto. Parabenizar e agradecer ao deputado Mano Changes e tb ao vereador Raul Cassel que com sua presença evidenciaram apoio a causa dos professores, mostrando que nem todos envolvidos com política são sujos e desonestos. Há ainda luz no fim do túnel.

Anônimo disse...

Colega o prefeito não tem que aparecer na nossa assembleia. O que ele tem que fazer é receber as Entidades Representativas dos funcionários. Mas pelo que temos visto na mídia, ele tem conversado, aliás tentado convencer, militantes do seu partido, entidades comunitárias, sindicatos das suas "boas intenções" para colocar cargos de professores em extinção e desecorajar futuros profissionais da Educação de fazerem concurso aqui. Só falta ele pedir uma audiência para Bento XVI.
Anônimo

Luiza disse...

Alguém por favor me diga para que o Grêmio fez assembleia? Até quando nós funcionários ficaremos sem um sindicato que defenda nossos direitos? Já mandei email pra eles, e não respondem. Daqui a pouco vamos ter que construir outros sindicatos, das merendeiras, das secretárias, dos funcionários de escola, da saúde, guardas, ou o Sindicato das Professoras pelo menos podia ser sindicato de todos que trabalham em escolas.
Luiza

Anônimo disse...

O ato público realizado na quinta-feira, foi,mais uma vez, um belo exemplo que os professores de NH estão dando, em termos de cidadania e DEMOcracia. O mesmo não está ocorrendo, entretanto nas escolas. Só para citar... Tem até diretora chorando por ter que entrar em sala de aula para cobrir hora-atividade de professores. É diretora antiga e de escola bem localizada na rede, das chamadas "as melhores". Que FEEEIOOOO! Ao invés de unir esforços, tem essa gente que, acostumada com o ADP acha que não pode ser PROFESSOR! Lamentável esse ato, em especial quando comemoramos o "DIA DO PROFESSOR">

Eu disse...

Fico muito satisfeita quando anda pela minha cidade e vejo as pessoas muito INDIGNADAS com essa gestão! Pessoas que lutaram para o PT governar e vr a mudança..... mudança para pior!! Uma coisa nós temos que agradecer ao secretário de educação, a UNIÃO dos professores! SR. secretário, obrigada por fazer as professores e professores se unirem em uma ótima causa!! Parabéns... porém, agora a brincadeira acabou, recolha as coisas, apague as luzes e volte aos seus antigos afazeres! Aqui queremo um secretário EDUCADO, que veja o lados dos professores e que saiba o que está fazendo!

Anônimo disse...

Querida colega! A tal EX colega que vc se refere, não está preocupada com o futuro, ela vai se aposentar. Ela não está preocupada em voltar para alguma escola, entende? E o pessoal da SMED que não se posiciona? Sou demais pessoas que sairam e bato palmas para elas, pessoas íntegras, que não se deixam levar. E quem ainda permanece lá, nossa sem palavras!!

Anônimo disse...

QUERO PUBLICAMENTE PARABENIZAR A TODAS AS COLEGAS QUE LUTARAM ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO ACREDITANDO QUE EDUCAÇÃO SE FAZ COM COMPETÊNCIA E SERIEDADE!!!
SE NOSSOS VEREADORES (MAIORIA) NÃO TIVERAM O CONHECIMENTO E DICERNIMENTO NECESSÁRIO PARA ENTENDEREM ESTA "JOGADA" POLÍTICA, DIGO: NÃO DESISTIMOS, NÃO ESQUEÇAM DISSO!!!! NÓS NÃO ESQUECEREMOS DE NENHUM DE VOCÊS.......