quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 DE OUTUBRO, UMA DATA PARA NOVO HAMBURGO NÃO ESQUECER
















Em uma data que parecia não haver nada para se comemorar... Autoritarismo, repressão, coação, mau tempo. Os professores municipais saíram de suas escolas e deram um show de cidadania. Não teve tempo ruim.

A metereologia marcava tempo fechado, sujeito a pancadas, mas o que se viu em frente à Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo foi uma manhã de domingo ensolarada, muitos sorrisos e a certeza de que estamos honrando nossa profissão.


Os professores não se intimidaram, mostraram que não é à toa que fazem parte de um dos quadros mais qualificados da região do Vale dos Sinos. Veio a “ordem de serviço”, veio à repressão em cima das direções, veio à pressão para cima dos professores, e dissemos NÃO, não é assim que devemos ser tratados, exigimos respeito, nos mobilizamos e o Ato Público foi um verdadeiro sucesso, mostrando ao Prefeito e ao seu Secretário de Educação que o magistério hamburguense tem virtude, tem dignidade.

O Ato Público contou com a presença de diversas entidades representativas dos trabalhadores e dos trabalhadores em Educação. O deputado Mano Changes, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, também esteve presente dando seu apoio à causa dos professores municipais.

Ao som da música “E agora companheiro” de Zé Renato e com uma chuva de balões que ganharam os céus de Novo Hamburgo, os professores encerraram o Ato Público.

9 comentários:

Anônimo disse...

Para professor que batalha luta por seus ideais, não tem tempo ruim.
Este dia ficará gravado em nossa memória.
Dia 15 de outubro de 2009. União pela dignidade de nossa carreira de magistério.

Sandrinha disse...

Que orgulho das minhas colegas e dos meus colegas! Estamos enfrentando com muita dignidade, raça e força todos os maus temos que aqui se instalaram! Hoje devemos nos orgulhar de sermos da rede municipal, que somos unidos em prol de uma educação de qualidade! Que venham as "ordens de serviço", a falta de diálogo, de comprometimento, de democracia, de respeito ao outro.
Ser professor é dar o nosso melhor ao outro, educação é ato de solidariedade sublime... será que o pessoal da SMED sabe isso?? Tenho muita pena daqueles que lá estão, prestando-se a cada papel.
Enfim, parabéns para nós e para eles SE CUIDEM QUE VEM CHUMBO GROSSO!!

Anônimo disse...

Estava lindo nosso encontro hoje.
Colegas vamos a luta, temos forças...
Gostaria de saber onde andava o Sindicato dos Funcionários no qual também sou sócia? Prometeu várias coisas na reunião no Grêmio.Onde anda o pessoal do sindicato que não teve a competência de organizar a saída dos funcionários que gostarim de participar deste manifesto.
Parabéns colegas estamos muito bem representadas.

Pedro disse...

Será que a SMED também apresentará a lista de funcionários que estiveram na manifestação do dia 6 no horário de trabalho? Ou o respeitado secretário prefere não saber que na sua própria equipe tem gente bem insatisfeita? Quem sabe uma conferida nas fotos que estão por aí? No site do CPERS tem uma bem interessante! Nem a próprias equipe, secretário????

Daniel disse...

"Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa: Proibido cantar. Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa: É proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem. Ou seja: Ainda existe gente que canta, ainda existe gente que brinca." (Eduardo Galeano)

Colegas, quero com isto dizer que se estão nos "proibindo", significa que não estamos parados esperando acontecer!!! :)

Anônimo disse...

"Senhor Prefeito, pare de LEGISLAR! Exerça sua função, no EXECUTIVO, não no LEGISLATIVO! Procure alternativas para a cidade, traga empresas! Pare de criar leis e "projetos" para (tentar) resolver os problemas de Novo Hamburgo penalizando o funcionalismo!! Faça o seu trabalho, aquele para o qual foi eleito: busque alternativas para a cidade crescer. Assim, consequentemente, a Prefeitura terá mais recursos para investir!!"
Não sei o que é pior, Senhor Prefeito: seu despreparo administrativo ou sua obstinação em continuar assim, mesmo vendo que a comunidade não lhe apóia mais!!

Denise disse...

Nosso Ato estava lindíssimo.Muitos professores demonstraram que não se acovardaram com a repressão e nem com com as intimidações. Não se iludam colegas, quanto mais "quietinhas" e "quietinhos" ficarmos, mais o prefeito e o seu secretário irão tripudiar em cima da nossa categoria.Já estão fazendo com as diretoras; as reuniões que já eram desqualificadas, agora são reuniões de "enquadramento". Será que um FG compensa tanta humilhação?
Denise

Mari disse...

Quem diria, o Partido dos Trabalhadores tinha um déspota entre seus quadros, um lobo em pele de cordeiro. Não é só na Oceania que tem tsunami, Novo Hamburgo é a mais nova cidade que conhece e conhecerá os efeitos deste desastre, a única diferença é que aqui a destruição está sendo protagonizada pelo Tabajarasunami Narciso.Se o Casseta e Planeta descobrem está pérola, vai ter assunto pra muitos episódios.
Mari

Ernesto Brizola disse...

Colegas não podemos nos deixar intimidar pelas ações do prefeito e do secretário. Eles estão colocando em prática o que aprenderam com os patrões que "fingiam" combater. Pelas notícias, este é apenas o começo do que pretendem fazer com o funcionalismo de NH.Muitos morreram durante a Ditadura para que hoje pudéssemos ter liberdade de escolha e de manifestação. O Tarcísio e o Beto têm saudades desta época e estão dando uma maõzinha para que a nossa memória seja reavivada com as lembranças do passado mais trágico da América Latina. E dizer que estes senhores foram assessores do Movimento Sindical de Esquerda.
Ernesto